A II SEMANA DA ENGENHARIA NO DF realizada pelo SENGE, no auditório do CREA, dias 15 e 16 de setembro
O evento contou com187 participantes, teve 9 palestrantes de alto nível de experiência, conhecimento tecnológico e inovação, dignos de aplausos, honra e registro, para memória e ações imediatas do SENGE.
ITEM 1: O Eng. Izídio, presidente da TERRACAP, nosso Conselheiro Consultivo do sindicato dos engenheiros, discorreu sobre o tema: ” CIDADE DIGITAL: BIOTIC S/A”. É um Parque Tecnológico com cerca de 121 hectares, na granja do Torto, DF 0003. Criada em 2017, pela Lei 923/2017, com foco em biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, que vai transformar Brasília em grande pólo mundial de inovação tecnológica. Os patrocinadores da BIOTIC sao: TERRACAP, FINEP e FAP-DF. Tem muitos parceiros, entre os quais a UNB, FIBRA, UNICEUB. É MEGA EMPREENDIMENTO TECNOLÓGICO NO BRASIL, ainda desconhecido por ser recente. É ambiente estratégico e ecossistema de ENGENHARIA, cidade viva da inovação, pólo mundial de fomento de alta tecnologia, integrado por empreendedorismo, centros de pesquisa, empresas e universidades, visando geração de negócios e oportunidades. É orgulho para o DF e BRASIL. Entre no site, para se inteirar. Precisamos divulgar. O SENGE IRÁ VISITAR E PARTICIPAR COMO PARCEIRO.
ITEM 2: A palestra do professor João Bosco foi entusiasmante e extraordinária pelo tema e pela sua experiência na área. O empreendedorismo é um princípio que deve ser desenvolvido desde a tenra idade, junto aos nossos filhos e netos, portante é cultural. É educação na veia. Empreendedorismo é sair de nosso “quadrado”, de dogmas e crenças erradas, do egoísmo. É “sonhar” e praticar versatilidade, criatividade, participação, cooperação, solidariedade e cidadania. Não se limita a pensar no “bolso”, mas a dividir idéias, trabalhar em conjunto, ser humano, participativo e pensar no outro. A palestra foi conjunta com o eng. Humberto Ribeiro, líder nesse segmento, no Brasil, com larga experiência, que falou do CLUBE DOS JÓVENS EMPRESÁRIOS. Assim o SENGE irá integrar-se a esse movimento, inserindo o SENGE JOVEM nesse CLUBE. Portanto vamos colocar os egressos engenheiros no DF, nesse meio empresarial jóvem, gerador de negócios e oportunidades, despertando assim novo mercado profissional, não dependendo de emprego formal, que esta desaparecendo, no Brasil e no mundo. O FUTURO É e SERÁ O EMPREENDEDORISMO.
ITEM 3: A palestra do eng. João Pedro, sobre: ” Engenharia Diagnóstica Condominial” foi surpreendente e extraordinária, rica em inovação tecnológica e participação. É futuro. Ele montou uma empresa que dá consultoria em condomínios no DF, são cerca de 3.000 condomínios verticais, em Brasília. Já fez contratos com 10 condomínios. O surpreendente é que ele contratou 2 jóvens universitários de engenharia ( UPIS E UDF ), 5° ano, que estão como estagiários na empresa, com honorários, e aprendendo desde cedo o que é empreender na engenharia. Falei com os dois estudantes de engenharia, que irão participar do SENGE JOVEM este ano, cuja eleição para coordenador será em novembro, no sindicato, dia 12 de dezembro de 2022. O futuro passa pela juventude e pelo empreendedorismo.
ITEM 4: A palestra do professor DICKRAN com o tema: “Patologia nas Edificações”, como sempre foi extraordinária, oportuna vibrante. É o único professor no DF que consegue reunir turmas de engenheiros para fazer esse curso de qualificação, com mais de 100 alunos, a cada ano no DF, com inscrições pagas, com êxito e sucesso. Toda a arrecadação, cerca de 30.000 reais é doada ao SENGE, a cada ano, em 2021 e 2022. Em 2023 será novamente realizada em março. Ele é o patrono dos engenheiros no DF, pela dedicação, generosidade, sacrifício, amor à engenharia, ao ser humano. É DECANO NA UNB e CONSELHEIRO CONSULTIVO DO SENGE. Está construindo nova geração de engenheiros qualificados em patologia nas edificações. A FRENTE PARLAMENTAR PELA ENGENHARIA NA CÂMARA LEGISLATIVA DO DF, IRÁ APROVAR LEI QUE REGULAMENTARÁ A MANUTENÇÃO PREDIAL NO DF.
ITEM 5: A palestra da enga. Márcia MUNIZ, com o tema: “Acessibilidade: inovação e oportunidades para a engenharia” foi surpreendente, pela inovação e criatividade do tema e da palestrante, abrindo grande mercado profissional para a engenharia de segurança e outras modalidades da engenharia, pois a população está envelhecendo cada vez mais. Qual família não tem um idoso com mais de 85 anos de idade? A idade média da população no Brasil beira os 76 anos, e nos países mais evoluídos: aos 85 anos e mais. A longevidade é uma regra e uma realidade, e não mais exceção. A abordagem é a seguinte: o idoso, precisa de cuidados especiais na residencia: banheiro, cozinha, quarto e na sala de estar, principalmente, devendo utilizar equipamentos adequados e calculados, como: cama e sofás, pois precisam de altura certa para a acomodação segura e confortável do idoso. Tem havido constantes quedas nesses equipamentos, com fraturas graves. Em decorrência disso, são encaminhados aos hospitais, ambientes propícios à infecção e eventual pneumonia, podendo levar a morte. É o que ocorrido, conforme diversos depoimentos na internet. ISSO É ENGENHARIA DE SEGURANÇA ( ERGONOMIA). Até então, essa abordagem técnica estava restrita aos ambientes laborais, hoje não mais, mesmo porque o trabalho está sendo feito de forma virtual, cada vez mais, nas residências, caminho sem volta. Assim abre-se um horizonte auspicioso para a engenharia. O SENGE IRÁ CRIAR O BANCO DE TALENTOS PARA APOIAR A SOCIEDADE NESSE SEGMENTO, POR MEIO DO NOSSO SITE.
ITEM 6: A palestra da EMBRAPA, por meio do diretor Bruno dos Santos, foi de alto conteúdo e motivação, pela excelência da Empresa, que atua no país e mais de 14 países no mundo, em parceria e convênio, inclusive com ACORDO COM A FAO/ONU, que em conjunto com a PETROBRÁS E EMBRAER, são orgulhos da engenharia no Brasil. O SENGE fará articulações para ser parceiro institucional da EMBRAPA, inclusive sendo agente social de indicar a Embrapa para receber o PRÊMIO NOBEL EM CIÊNCIA, dada a alta tecnologia desenvolvida no Brasil, exemplo para o mundo.
ITEM 7: A palestra proferida pelo Eng. Vinicius Resende, Eng. Civil, Diretor do Mackenzie e Coordenador Geral do Consórcio de Empresas que constroem o túnel de Taguatinga, foi singular e motivadora, exemplo no Brasil e no mundo, pois é uma gigantesca obra de engenharia, com túnel de 1km de extensão, com projeto de inovação tecnológica em toda a obra, ao construir no pavimento superior ( superfície), área exclusiva para o lazer, ( toda a área ), com instalações de parques e quiosques, vitalizando e valorizando o principal centro comercial de Taguatinga. Essa gigantesca obra tem mais de 27 engenheiros no quadro técnico. DEVERÁ SER UM DOS PRINCIPAIS CARTÕES POSTAIS DE BRASÍLIA.
ITEM 8: A palestra do eng. Alisson Neves, superintendente do IBRAM, com o tema: ” Inovação Tecnológica no Licenciamento Ambiental” , mostrou a mudança da postura do Governo com referência ao servico aos profissionais, à sociedade e aos usuários, a qual está mais aberta ao diálogo e cooperação, colocando sempre a pergunta para as partes: COMO RESOLVER O PROBLEMA? Antes a resposta era costumeiramente: “NÃO DA PARA ATENDER”. Assim o diálogo atual é pro ativo e não criador de burocracias e obstáculos. O SENGE FARÁ INTERAÇÃO COM O IBRAM, colocando no site do sindicato todas as informações relevantes a serviço dos profissionais e da sociedade.
ITEM 9: A palestra da advogada Patrícia da RIEDEL ADVOGADOS, proferida com o tema: ” Responsabilidade Profissional e Contratual do Engenheiro” que abrange a responsabilidade civil e criminal, mostrou a importância do profissional em agir com competência técnica, mas também com assessoramento jurídico pertinente, para dar segurança contratual entre as partes, nesses novos tempos de transformações sociais e econômicas, mudanças comerciais, laborais e tecnológicas. O SENGE FARÁ PARCERIA COM A RIEDEL ADVOGADOS PARA ATENDER AOS FILIADOS AO SINDICATO NESSA ÁREA ESPECÍFICA.